Durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã – GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), o Projeto bilateral Transparência e Sustentabilidade em Cadeias Produtivas na Amazônia (ProTS).
A iniciativa faz parte do Plano Amazônia + Sustentável da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo e tem por objetivo impulsionar a agropecuária sustentável no bioma amazônico, concentrando-se na recuperação de áreas degradadas e na implementação de sistemas integrados e boas práticas de produção.
A meta é fortalecer a sustentabilidade e transparência nas cadeias produtivas da pecuária de leite e corte, além dos sistemas agroflorestais, reduzindo a pressão do desmatamento e contribuindo para a descarbonização da atividade agropecuária na Amazônia Legal.
Com um orçamento de três milhões de Euros, o Projeto será implementado inicialmente na região do Território Madeira-Mamoré, em Rondônia. Prevê-se que, até 2026, 520 produtores na região piloto, incluindo mais de 100 mulheres, adotem práticas de produção sustentável. O foco é melhorar as condições sociais, ambientais e econômicas das comunidades rurais atendidas. Além disso, o projeto planeja certificar 300 estabelecimentos rurais fora da região piloto, utilizando instrumentos reconhecidos de sustentabilidade e transparência.
No lançamento, o diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, Alessandro Cruvinel, ressaltou a importância da parceria, dizendo que “a melhoria da qualidade de vida das comunidades e a sustentabilidade são conceitos simples, porém, alcançá-los demanda estratégia, investimento e a colaboração de parceiros importantes”.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.