A Heart Aerospace, fabricante sueca de aviões híbridos elétricos, está dando passos significativos em direção ao futuro das viagens aéreas sustentáveis. Recentemente, a empresa anunciou uma captação de US$107 milhões em financiamento, destinado a impulsionar o desenvolvimento de seus aviões híbridos elétricos, com potencial para revolucionar as viagens regionais na Europa.
Entre os principais investidores que participaram dessa rodada de financiamento estão o fundo de capital de risco Breakthrough Energy Ventures, liderado por Bill Gates, a European Innovation Council e os gigantes da aviação United Airlines e Air Canada.
O financiamento será direcionado para o avanço da certificação do tipo para o ES-SO, o primeiro avião híbrido-elétrico da Heart Aerospace, projetado para transportar até 30 passageiros. Com a promessa de uma economia superior em comparação com as aeronaves movidas a combustíveis fósseis, o ES-SO tem o potencial de reinserir serviços em comunidades desconectadas e abrir novos mercados.
Com 250 pedidos já confirmados para o ES-30 e opções para mais 120 aeronaves, além de cartas de intenção para outras 191, a Heart Aerospace está rapidamente ganhando tração no mercado de aviação sustentável.
Michael Rousseau, presidente e CEO da Air Canada, destacou que o investimento da empresa na Heart Aerospace é parte de sua estratégia abrangente para alcançar suas metas climáticas, incluindo o apoio ao desenvolvimento de aeronaves híbridas-elétricas e a promoção da produção comercial de combustível de aviação sustentável.
Além do anúncio de financiamento, a EQT Ventures contribuiu para a Heart Aerospace com a nomeação de Ted Persson para o conselho de administração, fortalecendo ainda mais o compromisso com a inovação e o progresso na aviação sustentável.