A partir deste ano, uma iniciativa inovadora chega às lojas das marcas O Boticário e Quem Disse, Berenice?, ambas pertencentes ao Grupo Boticário, visando promover a inclusão e acessibilidade no universo da beleza. Pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida nos membros superiores ou fraqueza muscular terão acesso gratuito a duas ferramentas especialmente desenvolvidas para facilitar o manuseio e a aplicação de produtos de beleza. Ao todo, serão disponibilizadas 10 mil unidades dos acessórios, sendo 5 mil de cada modelo.
O projeto piloto é fruto de uma parceria com a Mercur, empresa brasileira especializada em material para inclusão, saúde e educação, e foi desenvolvido ao longo de dois anos em colaboração com a agência interna de design do Grupo Boticário, a DSGN in-house.
As duas ferramentas disponibilizadas são uma base aderente e um engrossador multiuso, projetados para facilitar o manuseio, abertura e aplicação de produtos de beleza. Enquanto a base aderente ajuda a criar fricção para abrir embalagens, o engrossador amplia a usabilidade de produtos como batons, pincéis e cremes.
A iniciativa contou com a participação da Comunidade Beleza Livre, de cocriação de produtos do Grupo Boticário, que reúne pessoas de grupos minorizados para ouvir suas necessidades e opiniões. Os produtos foram testados por membros da comunidade, incluindo pessoas com questões de mobilidade nos membros superiores, como Márcio Sousa Bonvino, analista de procurement.
Para retirar as ferramentas, os interessados devem acessar o site do Grupo Boticário e realizar um cadastro a partir de 5 de fevereiro. A distribuição dos produtos ocorrerá de 18 de março a 24 de março, com terapeutas ocupacionais disponíveis em algumas lojas para oferecer orientações de uso ao público.