A Prefeitura de São Paulo celebrou a data reforçando seu compromisso com a sustentabilidade através de diversas iniciativas inovadoras. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho destacou os programas Green Sampa, SP Coopera e Sampa+Rural, que têm transformado a cidade em um modelo de desenvolvimento sustentável.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente, afirmou que a união entre políticas públicas eficazes e a participação ativa da comunidade é essencial para transformar São Paulo em um exemplo global de sustentabilidade. “Com programas como Green Sampa, SP Coopera e Sampa+Rural, estamos construindo uma cidade que respeita e protege o meio ambiente, garantindo qualidade de vida para as futuras gerações”, declarou.
O programa SP Coopera apoia cooperativas e empreendimentos coletivos com assistência técnica, jurídica e financeira. Atualmente, 60 cooperativas participam do programa, sendo 30 habilitadas para receber resíduos da coleta seletiva municipal e usufruir de diversos benefícios. As demais cooperativas estão em fase de incubação para se qualificarem.
Lançado em 2020, o Green Sampa promove startups que desenvolvem soluções tecnológicas e sustentáveis. O programa já acelerou mais de 120 startups, gerando empregos e novas tecnologias. O Centro de Inovação Verde Bruno Covas – Hub Green Sampa, localizado na Praça Victor Civita, oferece espaço e suporte para empresas, com mentorias, assessorias e infraestrutura completa.
O Programa Sampa+Rural visa expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, inserir beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho na agricultura e estruturar 400 locais de agricultura na capital. Em 2023, o Sampa+Rural recebeu o Prêmio de Inovação Íbero-Americana, destacando-se como um exemplo de inovação e impacto na qualidade de vida dos cidadãos.