As bibliotecas de Leeds, na Inglaterra, estão exibindo livros que celebram a natureza e a ação climática nesta semana, em uma tentativa de inspirar um novo capítulo na história de sustentabilidade da cidade.
Como parte da Semana das Bibliotecas Verdes, títulos oferecendo desde dicas de jardinagem, receitas ecológicas e informações sobre a emergência climática estarão entre as Leituras Verdes em exposição nas bibliotecas e centros comunitários da cidade.
Estatísticas compiladas pelas Bibliotecas de Leeds mostram que os usuários da biblioteca da cidade economizaram mais de 2.550.000 kg de sua pegada de carbono no ano passado, ao emprestarem em vez de comprarem livros – o equivalente a 1.300 voos de Leeds para Nova York.
As novas exposições de Leituras Verdes fazem parte de uma série de atividades e eventos que acontecem ao longo da semana, destacando como as bibliotecas e seus visitantes podem contribuir.
Uma coleção de imagens históricas que destacam a beleza dos parques da cidade ao longo dos anos também mostrará a importância dos espaços verdes locais, durante uma série de sessões digitais e online no site Leodis.
Também faz parte da galeria uma foto sem data, mostrando espectadores assistindo a uma apresentação de dança em volta do mastro de maio durante o Dia das Crianças no Roundhay Park. O evento acontecia todos os anos de 1920 até a década de 1960, com a coroação de uma Rainha a cada ano.
Outros eventos realizados durante a Semana das Bibliotecas Verdes incluirão um clube de programação, onde os visitantes irão programar soluções para limpar os oceanos e reduzir o desperdício reciclável que vai para aterros.
Haverá também palestras verdes nos clubes sociais das bibliotecas, sessões de Histórias e Rimas celebrando a vida selvagem, e atividades com temas ecológicos em clubes infantis em várias bibliotecas da cidade.