A indústria da aviação enfrenta desafios ambientais significativos, sendo responsável por 70% das emissões de gases de efeito estufa. O Grupo LATAM tem investido em estratégias para modernizar sua frota na América do Sul, focando em eficiência e sustentabilidade. Uma das principais iniciativas é a adoção de couro reciclado para renovar os assentos de 24 aeronaves Boeing 787, utilizando quase 7 mil unidades de material que, de outra forma, seriam descartados de forma prejudicial ao meio ambiente.

Esse projeto faz parte da meta ESG da empresa de se tornar “zero resíduo” até 2027. A renovação dos assentos será realizada em parte no LATAM MRO, em São Carlos (SP), o maior centro de manutenção da companhia. A adoção do couro reciclado reforça o compromisso com a redução de resíduos, contribuindo para a economia circular e para minimizar os impactos ambientais do setor aéreo.
Fabricado pela Gen Phoenix, o couro reciclado utilizado nos novos assentos cobre 130 mil metros quadrados, suficiente para 61% da frota de assentos. O processo produtivo do material reduz as emissões de carbono em até 60% e economiza até 55% no consumo de água, ao evitar a criação de gado e o uso de terras para pastagem. Além disso, 95% da água utilizada no processo é reciclada, tornando o projeto ambientalmente mais eficiente.

A LATAM destacou que, além de sustentável, o novo estofamento é uma solução de alta qualidade, que combina design, conforto e durabilidade. Essa iniciativa reforça a posição da companhia como uma referência em práticas sustentáveis no setor, mostrando que inovação e responsabilidade ambiental podem caminhar juntas.
Johanna Cabrera, gerente de Sustentabilidade do LATAM Airlines Group, enfatizou que a mudança não só melhora a experiência dos passageiros, mas também reforça o compromisso da empresa com suas metas ambientais.