Crianças do Centro de Educação Infantil Walterci de Melo (C.E.I.), mantido pelo Laboratório Teuto, participaram de uma ação de educação ambiental promovida pelo Setor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da indústria. Durante a atividade, os alunos utilizaram materiais recicláveis para criar brinquedos, aprendendo na prática sobre a importância da reciclagem e da reutilização de resíduos desde a infância.
Os materiais recicláveis foram coletados, higienizados e preparados para garantir a segurança das crianças. Além de aprenderem sobre a redução do lixo, os alunos tiveram a oportunidade de interagir e construir seus próprios brinquedos. Exemplos de reutilização incluem garrafas PET e fitas transformadas em brinquedos seguros e educativos.
Geovanna Cândido, auxiliar de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Laboratório Teuto, destacou a importância da iniciativa para conscientizar desde cedo sobre práticas sustentáveis. Ela explicou que a indústria tem um papel fundamental na promoção da sustentabilidade, reforçando que os resíduos da própria empresa foram utilizados na ação para incentivar a criatividade e a reutilização responsável.
Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que 30% do lixo gerado no Brasil é composto por materiais recicláveis, mas uma grande parte ainda é descartada de forma incorreta. Em 2022, cerca de 33,3 milhões de toneladas de resíduos foram eliminadas inadequadamente, segundo a Associação Brasileira de Resíduo e Meio Ambiente (Abrema).
Tereza Bispo, assistente administrativa do Setor de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Laboratório Teuto, enfatizou que as crianças são fundamentais para a disseminação da educação ambiental. Iniciativas como essa ajudam a fortalecer a cultura da sustentabilidade dentro de grandes instituições e na sociedade como um todo, promovendo mudanças significativas para o futuro.