Influenciadores de mídias sociais com uma forte paixão por causas ambientais podem ajudar o setor de turismo a incentivar os turistas a adotarem comportamentos mais sustentáveis. Um estudo de pesquisadores da Penn State descobriu que esses influenciadores, chamados de “influenciadores verdes”, têm o poder de aumentar o apoio ambiental dos turistas por meio de suas postagens nas redes sociais. Quando eles transmitem suas mensagens de maneira autêntica, é mais provável que seus seguidores se sintam inspirados a agir em favor do meio ambiente.

Até mesmo influenciadores que não demonstram tanta paixão podem ter um impacto positivo. Se eles definem objetivos claros e específicos em suas postagens, como metas de conservação ou redução de resíduos, isso pode gerar apoio entre os turistas. Ou seja, a clareza no que se deseja alcançar pode ser tão importante quanto a paixão demonstrada.
Em um dos experimentos realizados pelos pesquisadores, eles mostraram como diferentes níveis de paixão dos influenciadores afetavam a percepção dos turistas. Quando os influenciadores se mostravam muito entusiasmados com uma ação ambiental, seus seguidores tendiam a se envolver mais. Isso confirma a ideia de que emoções como a paixão podem ser “contagiosas”, fazendo com que os seguidores também se sintam motivados a apoiar causas ambientais.

Outro experimento revelou que os influenciadores podem ser eficazes mesmo quando não demonstram grande paixão, desde que suas mensagens sejam claras e bem definidas. Ou seja, uma meta bem estruturada pode compensar a falta de emoção nas postagens, o que é um ponto importante para empresas de turismo ao escolherem influenciadores para suas campanhas.
As empresas de turismo devem, portanto, focar não só no número de seguidores de um influenciador, mas também no alinhamento com os valores ambientais do influenciador.