O Poder Judiciário de Mato Grosso lançou a competição ReciclaJud para incentivar a coleta seletiva e aumentar o engajamento das equipes dos Juizados Especiais de Cuiabá e Várzea Grande, do Núcleo de Justiça Digital e das Turmas Recursais. A ação é promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça, por meio do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje) e do Núcleo de Sustentabilidade, e premiará as três unidades que arrecadarem o maior volume per capita de materiais recicláveis.

Para mobilizar as equipes, integrantes do Daje e do Núcleo de Sustentabilidade realizaram blitz nas unidades, com a participação do juiz auxiliar Jorge Alexandre Martins Ferreira, que ressaltou a importância da competição para a preservação ambiental, o aspecto social e a mobilização dos servidores e magistrados. Serão coletados frascos de aerossol, latinhas de alumínio, garrafas PET, tampas plásticas e metálicas, e eletroeletrônicos.
O material arrecadado será destinado à Associação de Catadores Mato Grosso Sustentável (Asmats), que reúne 97 famílias que vivem exclusivamente da reciclagem. A diretora do Daje, Shusiene Tassinari Machado, destacou o valor social e ambiental da iniciativa, que também visa sensibilizar os participantes para a importância da reciclagem dentro e fora do ambiente de trabalho.

Durante as visitas, os servidores mostraram-se motivados e conscientes sobre a importância da reciclagem para a preservação dos recursos naturais e economia de energia. O juiz Aristeu Dias Batista Vilella enfatizou que ações como o ReciclaJud ampliam a conscientização ambiental.
A competição, parte da II Semana Nacional dos Juizados Especiais, vai até 30 de maio, com premiação no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. As equipes interessadas devem se inscrever para participar e promover a separação dos recicláveis também em casa.