A Hyundai Motor Company e a General Motors (GM) anunciaram planos para desenvolver em conjunto cinco novos veículos, marcando o início de sua colaboração estratégica, que foi anunciada em 2024. O objetivo da parceria é expandir a presença no mercado, otimizar a eficiência da produção e promover a sustentabilidade nas cadeias globais de fornecimento do setor automotivo. A colaboração visa atender a mercados da América Central e do Sul, com quatro modelos de veículos, além de uma van comercial elétrica para a América do Norte. Espera-se que as vendas anuais desses veículos superem 800.000 unidades quando a produção for totalmente escalada.

Os modelos a serem co-desenvolvidos incluem um SUV compacto, um carro, uma picape compacta e uma picape de médio porte, sendo que todos terão a flexibilidade de operar com motores de combustão interna ou sistemas híbridos. A Hyundai ficará responsável pelo desenvolvimento dos veículos compactos e da van elétrica, enquanto a GM focará na plataforma da picape de médio porte. Ambos os fabricantes compartilharão plataformas comuns, mas com designs internos e externos distintos.
A colaboração também abrange questões de sustentabilidade, com a van elétrica comercial planejada para ser fabricada nos Estados Unidos a partir de 2028. As empresas exploram a possibilidade de trabalhar juntas no fornecimento de aço com baixa emissão de carbono e têm iniciativas conjuntas de fornecimento, que envolvem materiais, transporte e logística na América do Norte e do Sul.

Ambas as empresas estão alinhadas com metas ambiciosas de sustentabilidade. A Hyundai visa atingir a neutralidade de carbono até 2045, com a meta de vender 2 milhões de veículos elétricos por ano até 2030. Já a GM tem como objetivo eliminar as emissões de escapamento de seus novos veículos leves até 2035 e alcançar a neutralidade de carbono até 2040.