Em uma entrevista à CNN, o CEO da Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil), Abrão Árabe Neto, revelou o crescente interesse das empresas dos Estados Unidos em fortalecer as relações econômico-comerciais com o Brasil. O foco principal desse interesse recai sobre temas cruciais como a economia verde, energias limpas e tecnologia sustentável.
Árabe Neto destacou que os Estados Unidos são o principal parceiro econômico do Brasil em termos de comércio e investimento, impulsionando o desejo de investir em diversas cadeias produtivas. Essas vão desde minerais críticos até equipamentos na área da saúde.
O CEO enfatizou um movimento global de diversificação das cadeias produtivas, visando a redução de riscos sociais, políticos, climáticos e sanitários, especialmente após os eventos desencadeados pela pandemia. Os Estados Unidos lideram esse movimento global, e, segundo Árabe Neto, o Brasil oferece condições incomparáveis em comparação com outros países.
Árabe Neto revelou que as empresas americanas já investiram cerca de R$ 30 bilhões em economia verde no Brasil e que este é o momento propício para os dois países construírem uma agenda que leve a resultados concretos.
“Identificamos mais de R$ 30 bilhões investidos por empresas aqui para ajudar a reduzir emissões de gás carbônico, aumentar sua eficiência energética e ações de economia circular. Isso mostra que existe um engajamento muito grande, sobretudo em um momento de convergências,” ressaltou o CEO.
Os temas discutidos entre os dois países também foram abordados no Fórum de Altos Executivos Brasil-Estados Unidos, que ocorreu recentemente na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Durante a reunião, 24 CEOs de empresas americanas e brasileiras debateram sobre os caminhos para aprofundar a relação comercial.