Banda inglesa de punk rock formada em 1976 em Londres. Durante sua primeira encarnação (1976–1979), lançou cinco singles e um álbum. Seu single de 1977 “Oh Bondage Up Yours!” e o álbum de estreia de 1978, Germfree Adolescents, são amplamente aclamados como lançamentos clássicos do punk.
Inicialmente, a banda apresentava a cantora Poly Styrene nos vocais, Jak Airport nas guitarras, Paul Dean no baixo, Paul ‘B. P.’ Hurding na bateria e Lora Logic no saxofone. Este último instrumento foi uma adição atípica à formação instrumental punk padrão e se tornou uma das características mais distintas do grupo. Logic tocou em apenas um dos discos da banda, saindo para completar seus estudos.
O outro elemento musical distinto de X-Ray Spex era a voz de Poly Styrene, que foi descrita como “efervescentemente discordante” e “poderosa o suficiente para fazer furos em chapas de metal”. Poly se tornou a face pública do grupo e continua sendo uma das mulheres mais memoráveis a emergir do movimento punk. De aparência pouco ortodoxa, ela usava aparelho grosso nos dentes e uma vez afirmou que “eu disse que não era um símbolo sexual e que se alguém tentasse me transformar em um, eu rasparia minha cabeça amanhã”.
Sustentabilidade começou a fazer parte do repertório da banda com o álbum Germfree Adolescents, que continha os singles de sucesso do Reino Unido “The Day the World Turned Dayglo” (No. 23 em abril de 1978), “Identity” (No. 24 em julho de 1978) e “Germ Free Adolescents” que alcançou a posição 18 em novembro de 1978. “Identity” e “Plastic Bag”, do mesmo álbum, traz temas semelhantes.
A revista New Musical Express classificou-o como o nono melhor álbum de 1978. Em sua coluna “Consumer Guide” de fevereiro de 1979 no The Village Voice, o crítico Robert Christgau lamentou o fato de Germfree Adolescents não ter sido lançado nos Estados Unidos e elogiou as “cantigas infantis alegremente moralistas” de Poly Styrene e suas fortes melodias.