A divisão de capital de risco da fabricante de automóveis japonesa Toyota, Toyota Ventures, revelou dois fundos de $150 milhões cada para startups em estágio inicial em áreas como inteligência artificial, robótica e energia renovável.
Direcionados para tecnologia avançada e tecnologia climática, o Fundo Toyota Ventures Frontier II e o Fundo Toyota Ventures Climate II se baseiam nos fundos existentes da Toyota, Frontier e Climate, lançados em 2021. O capital recém-comprometido eleva os ativos sob gestão da Toyota Ventures, sediada em Los Altos, Califórnia, para mais de $800 milhões.
Até o momento, a Toyota Ventures afirma que seu portfólio abrange 75 empresas globalmente. No Fundo Frontier inicial estão incluídas a fabricante de biossensores neozelandesa Scentian Bio e a fabricante de veículos aéreos listada na NYSE, Joby Aviation, que em 2022 colaborou com o conglomerado do bilionário sul-coreano Chey Tae-won, o SK.
Aproximadamente um quarto das empresas do portfólio da Toyota Ventures está sob o Fundo Climate inicial, que se concentra em soluções “inteligentes e escaláveis” para combater as mudanças climáticas. Essas empresas incluem a startup de tecnologia alimentar australiana Vow, destacada na lista Forbes Asia 100 to Watch em 2022, que produz carne cultivada em laboratório a partir de células animais. Em 2022, a Vow levantou $49,2 milhões em uma rodada de financiamento da Série A liderada pela empresa australiana de capital de risco Blackbird e pela Prosperity7, um fundo do braço de capital de risco da gigante do petróleo Aramco.
Fundada em 2017, a Toyota Ventures começou como Toyota AI Ventures, uma subsidiária do Instituto de Pesquisa da Toyota. Foi rebatizada para seu nome atual em 2021, quando a Toyota comprometeu um adicional de $300 milhões para a divisão.