Notícias

Pesquisa Revela Falhas no “Alinhamento com Paris” de Empresas Globais

Empresas que buscam certificar seus objetivos e atividades climáticas como ‘alinhadas com Paris’ podem estar impedindo a ação climática em vez de promovê-la, sugeriu um novo artigo de pesquisa.

A conclusão vem de um estudo publicado ontem por pesquisadores da Universidade de Utrecht, que desafia a noção de que as metas de redução de emissões devem ser a única medida de ambição e ação climática.

Publicado na revista Science, o estudo argumenta que a dependência de abordagens ‘de cima para baixo’ de ‘compartilhamento de esforços’, como as empregadas pela iniciativa de Metas Baseadas na Ciência (SBTi), poderia arriscar favorecer inadvertidamente empresas “alinhadas com o clima” incumbentes, ao “sufocar a inovação e distorcer o campo de jogo” contra os novos players.

Yann Robiou Du Pont, pesquisador de doutorado da Universidade de Utrecht e autor principal do estudo, afirmou que o papel das empresas na transição climática “precisa ser avaliado além apenas de suas metas de emissões, que não são suficientes para demonstrar ‘Alinhamento com Paris'”.

O estudo destaca o que descreve como “inadequação” das promessas voluntárias de emissões em impulsionar ações climáticas significativas, observando “uma falta de causalidade clara entre a adoção de metas e reduções reais de emissões”.

Os autores do estudo pedem “passos concretos” em direção à ação regulatória, incluindo a implementação de estruturas regulatórias que se adaptem às dinâmicas de mercado em evolução e avanços tecnológicos, o estabelecimento de padrões exigíveis para responsabilizar as corporações por seus compromissos climáticos e a provisão de mecanismos de supervisão transparentes para garantir conformidade e acompanhar o progresso em direção às metas de redução de emissões.

somfy-dk
adere-dk-meio
eureka-dk-meio
intituto-abihpec-dk
metlife-dk-meio
banner-bioclub-dk-meio
atenua-dk-meio
somfy-mb
adere-mb-topo
intituto-abihpec-mb
banner-bioclub-mb
mala-reciclada-promo-mb
atenua-mb
eureka-mb-topo
metlife-mb