Durante a Semana de Sustentabilidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Coca-Cola Brasil anunciou um investimento de R$ 4 milhões em projetos voltados a garantir acesso à água potável para comunidades no Amazonas e Pará.
Com uma presença de 34 anos na região amazônica, a Coca-Cola Brasil apoia o programa “Água + Acesso”, que já beneficiou pelo menos 85 comunidades e cerca de 15 mil pessoas no Amazonas, Pará e Bolívia.
Desde 2017, o programa impactou 183 mil pessoas em 430 comunidades de 10 estados brasileiros, adotando modelos autossustentáveis de gestão comunitária da água.
Entre os parceiros do projeto está a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Na nova fase do programa, na RDS Piagaçu-Purus, no Amazonas, o acesso à água será ampliado para 1.332 pessoas diretamente e 273 indiretamente, abrangendo quatro comunidades ribeirinhas. Isso representa um aumento de 19% no total de comunidades da reserva com poço artesiano.
“Garantir às comunidades o acesso à água segura, especialmente em um momento em que as secas dos rios se tornam mais frequentes, nos faz acreditar que estamos minimizando o sofrimento daqueles que cuidam do nosso ecossistema”, afirmou Valcléia Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS.
Como parte dessa iniciativa, quatro sistemas comunitários de captação, tratamento e armazenamento de água serão instalados em escolas municipais rurais de ensino fundamental. A tecnologia nas comunidades incluirá fontes de energia sustentável gerada por sistemas fotovoltaicos e uma estação de tratamento de água com filtro de purificação mineral. Essas instalações terão a capacidade de gerar 56 milhões de litros de água potável por ano.