A banda está revolucionando a indústria musical com seu próximo show, Act 1.5, marcado para 25 de agosto no Clifton Down, em Bristol. Este festival, que se destaca por suas práticas ambientais avançadas, pretende ser o maior concerto com a menor pegada de carbono já realizado. Com performances de Lankum e Killer Mike, o evento busca redefinir a produção de shows ao vivo com foco na sustentabilidade.
O festival será inteiramente alimentado por energia renovável e baterias, incluindo o uso de caminhões elétricos para montagem da infraestrutura. A comida servida será exclusivamente à base de plantas e adquirida de cadeias de suprimento locais, enquanto o desperdício será reduzido por meio de pratos e talheres compostáveis e redistribuição de alimentos excedentes. Robert Del Naja, conhecido como 3D, destaca que o show servirá como um modelo para futuras produções de eventos ao vivo.
A iniciativa do Massive Attack não para por aí. Em parceria com a plataforma britânica Train Hugger, que planta uma árvore a cada bilhete de trem vendido, a banda está incentivando os fãs a viajarem de trem para o evento. Estão planejadas 20.000 árvores para compensar as emissões de carbono, além de oferecer privilégios aos viajantes de trem, como acesso a um bar VIP e transferências gratuitas via ônibus elétrico.
O Act 1.5 também pretende deixar um legado duradouro com a instalação de infraestrutura de energia renovável, incluindo uma subestação e pilares de alimentação, que poderão ser usados em futuros eventos. Dale Vince, proprietário da Ecotricity e do Forest Green Rovers, clube de futebol neutro em carbono, fornecerá a energia sustentável para o festival.
O Massive Attack visa inspirar a indústria musical com seu evento sustentável, mostrando como grandes shows podem adotar práticas ecológicas.