A aviação, responsável por 2% das emissões globais de CO2 relacionadas à energia em 2022, enfrenta desafios significativos à medida que as viagens retomam com o enfraquecimento da pandemia de COVID-19. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) projeta que o número de passageiros globais aumentará em quase 4% ao ano nas próximas duas décadas, intensificando a necessidade de soluções sustentáveis.
Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) emergem como uma das principais respostas para reduzir as emissões de carbono do setor. Esses combustíveis, derivados de matérias-primas não baseadas em petróleo, podem reduzir em até 80% as emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida de uma aeronave, representando uma alternativa essencial aos combustíveis fósseis.
No entanto, a adoção do SAF ainda é limitada, representando menos de 0,1% de todo o combustível de aviação consumido. Mesmo com o aumento da produção, que saltou de 100 milhões para 450 milhões de litros entre 2021 e 2022, o custo elevado do SAF, mais que o dobro do preço do combustível convencional, é um obstáculo significativo para a sua ampla adoção.
A implementação de políticas fortes e apoio governamental é crucial para a expansão do SAF. Em 2022, diversos países, como Reino Unido e Estados Unidos, comprometeram recursos substanciais para apoiar o crescimento dessa indústria, visando atingir as metas globais de neutralidade de carbono até 2050, conforme acordado por 184 nações com a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).
O Grupo T&I da Samsung C&T está na vanguarda deste movimento, fornecendo matérias-primas sustentáveis para a produção de SAF e obtendo certificações internacionais que garantem a conformidade ambiental. A empresa continua a promover o crescimento sustentável, fortalecendo sua posição no mercado em um cenário de neutralidade de carbono.