O Halloween está se aproximando. Embora a data, comemorada em 31 de outubro, não seja tipicamente brasileira, é uma ótima oportunidade para realizar atividades de lazer, entretenimento e educação ambiental com as crianças, como transformar materiais recicláveis em decorações criativas.
No domingo 20 o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, em Belém, sediou mais uma edição do Projeto Ecoarte, com a oficina “Craft da Corujinha”, onde serão utilizados rolinhos de papel e folhas secas.
“O objetivo é fazer com que as crianças percebam como podem, por meio da criatividade, reutilizar materiais que seriam descartados. Durante a oficina, usamos rolinhos de papel e folhas secas do próprio Parque, mas a ideia é estimular a observação do que muitas vezes temos em casa e podemos reaproveitar, tornando-as agentes ativas de um mundo mais sustentável”, informa Fernanda Sacaramuzzini, coordenadora cultural da OS Pará 2000, que administra o Mangal das Garças.
O Projeto Ecoarte promove atividades recreativas e oficinas que proporcionam diversão e desenvolvimento às crianças por meio de práticas lúdicas, com ênfase em conteúdos socioculturais e na promoção da educação ambiental. É uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Organização Social Pará 2000.
Além da oficina, o Mangal das Garças oferece uma programação fixa que ocorre diariamente. Os visitantes puderam acompanhar a alimentação das iguanas, das tartarugas e peixes, e das garças. Houve também a soltura das borboletas no Borboletário, que proporcionou uma experiência educativa e divertida para toda a família.
O Mangal das Garças se destaca por sua biodiversidade, sendo um espaço de conservação de várias espécies da fauna e flora amazônicas. O local promove atividades de educação ambiental ao longo de todo o ano, incentivando a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.