Agricultores, estudantes e pesquisadores estão unindo esforços para revitalizar a agricultura sustentável colombiana por meio da recuperação de variedades ancestrais de milho e do reaproveitamento de resíduos orgânicos. A iniciativa Soluções Positivas para a Natureza, liderada pelo CGIAR em parceria com o CIMMYT, a Aliança da Biodiversidade Internacional e CIAT, e a CAMPAB, está promovendo a economia circular e a agrobiodiversidade em El Dovio, Valle del Cauca.

A colaboração envolve workshops com estudantes e agricultores sobre economia circular e transformação de resíduos em insumos agrícolas. Em escolas como a José María Falla, estudantes participam ativamente no plantio de parcelas experimentais, que testam o uso de compostos orgânicos como fertilizantes. O objetivo é integrar conhecimento técnico e práticas locais para maximizar os benefícios do solo e das culturas.
Os agricultores da CAMPAB desempenham um papel central na co-criação de planos de ação para a economia circular. Juntos, comunidades e pesquisadores estabeleceram parcelas de avaliação e regeneração para variedades tradicionais de milho, realizando visitas de acompanhamento e intercâmbio de conhecimentos ao longo do ciclo agrícola. A iniciativa promove um sistema agrícola mais sustentável e resiliente.

As atividades também incluem análises detalhadas de solo para determinar a aplicação ideal de compostos orgânicos. Os resultados serão usados para comparar a produtividade das culturas com e sem fertilização orgânica. Essa abordagem participativa fortalece o manejo cultural das culturas e incentiva a adoção de tecnologias como biocarvão e compostagem.
A integração de práticas ancestrais com inovações tecnológicas não só preserva a agrobiodiversidade, mas também promove o engajamento dos jovens na agricultura, fortalece as capacidades locais e aumenta a sustentabilidade do setor.