Em mais uma iniciativa com o objetivo de cuidar do nosso planeta, o C6 Bank lançou o Carbon Extract, sendo o “primeiro” banco do Brasil a lançar uma ferramenta desse tipo em seu aplicativo.
Nessa nova ferramenta é possível “calcular a pegada de carbono estimada para cada transação realizada no cartão (débito ou crédito) e Pix feita para pessoa jurídica”. E o melhor: todo o acompanhamento pode ser feito no mesmo app que o cliente já tem instalado no celular.
Disponível no app, a nova opção permite “analisar o impacto do seu consumo no ambiente”. Todos os clientes (pessoas físicas e jurídicas) “têm acesso à Declaração de Carbono na tela principal”. Mas, se preferir, será possível “desabilitar a visualização do produto em ‘Configurações’”.
Por fim, essa funcionalidade “oferece a possibilidade de compensar a pegada de carbono por meio da compra de créditos de preservação florestal, que podem ser feitos via débito (saldo em conta) ou pontos C6 Átomos”.
Como explicado na atualização, a compensação no Extrato de Carbono é feita por meio da compra de créditos de carbono. Dessa forma, é possível financiar iniciativas que absorvam ou retirem carbono da atmosfera, neutralizando também sua pegada. Vale ressaltar que normalmente um crédito de carbono equivale a uma tonelada. Porém, aqui no C6 Bank existe a possibilidade de fracionar.
Desta forma, o cliente pode comprar a partir de 1 kg de carbono equivalente. Além disso, também pode-se optar por fazer uma compensação total ou parcial. Esta iniciativa “gera um certificado, que estará sempre disponível no menu Extrato de Carbono do app”.
Vale ressaltar “que o saldo do Extrato de Carbono é reajustado mensalmente. Ou seja, a ideia é que cada pessoa rastreie sua emissão como uma fatura de cartão.” Por fim, compensações históricas e antigas estarão “disponíveis no menu para serem consultadas sempre que quiserem”.