Durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã – GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), o Projeto bilateral Transparência e Sustentabilidade em Cadeias Produtivas na Amazônia (ProTS).
A iniciativa faz parte do Plano Amazônia + Sustentável da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo e tem por objetivo impulsionar a agropecuária sustentável no bioma amazônico, concentrando-se na recuperação de áreas degradadas e na implementação de sistemas integrados e boas práticas de produção.
A meta é fortalecer a sustentabilidade e transparência nas cadeias produtivas da pecuária de leite e corte, além dos sistemas agroflorestais, reduzindo a pressão do desmatamento e contribuindo para a descarbonização da atividade agropecuária na Amazônia Legal.
Com um orçamento de três milhões de Euros, o Projeto será implementado inicialmente na região do Território Madeira-Mamoré, em Rondônia. Prevê-se que, até 2026, 520 produtores na região piloto, incluindo mais de 100 mulheres, adotem práticas de produção sustentável. O foco é melhorar as condições sociais, ambientais e econômicas das comunidades rurais atendidas. Além disso, o projeto planeja certificar 300 estabelecimentos rurais fora da região piloto, utilizando instrumentos reconhecidos de sustentabilidade e transparência.
No lançamento, o diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, Alessandro Cruvinel, ressaltou a importância da parceria, dizendo que “a melhoria da qualidade de vida das comunidades e a sustentabilidade são conceitos simples, porém, alcançá-los demanda estratégia, investimento e a colaboração de parceiros importantes”.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.