A segunda maior cidade do Egito, está se tornando um farol de sustentabilidade no Oriente Médio. A cidade costeira está implementando diversas iniciativas inovadoras para promover a sustentabilidade ambiental, proteger seus recursos naturais e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.
A cidade está investindo pesadamente em energia renovável, como energia solar e eólica. A cidade já possui a maior usina solar do Egito e está construindo outras usinas para aumentar sua capacidade de geração de energia limpa.
Também está promovendo o uso de transporte verde, como bicicletas e veículos elétricos. Há a construção de ciclovias e estações de recarga para incentivar o uso de meios de transporte alternativos.
Alexandria está implementando um sistema eficiente de gestão de resíduos para reduzir o lixo e aumentar a reciclagem. A cidade está construindo novas instalações de reciclagem e educando os cidadãos sobre a importância da separação do lixo.
Os investimentos em novas tecnologias para dessalinizar a água do mar e fornecer água potável limpa para seus cidadãos também são destaquet. A cidade também está promovendo a conservação da água e o uso eficiente dos recursos hídricos.
Por fim, vale citar que a cidade realiza campanhas de conscientização ambiental para educar os cidadãos sobre a importância da sustentabilidade para promover a educação ambiental nas escolas e universidades. Apesar dos esforços, Alexandria ainda enfrenta alguns desafios, como a poluição do ar e da água e precisa precisa continuar investindo em tecnologias verdes e em programas de educação ambiental para superar esses desafios.