A startup Ecomilhas, com sede em Campinas, interior de São Paulo, lançou uma proposta inovadora: substituir o uso de carros por meios de transporte mais sustentáveis, como bicicletas, ônibus, metrô ou caminhadas, como forma de reduzir a emissão de carbono e ainda ganhar dinheiro. A ideia é oferecer esse serviço para empresas interessadas em diminuir sua pegada de carbono.
Na prática, o funcionário se cadastra em um aplicativo, registra seu deslocamento e faz check-in e check-out ao iniciar e finalizar sua rota. Ele pode optar por modais considerados menos poluentes, como bicicletas, caminhadas, transporte compartilhado, como ônibus e metrô, ou veículos elétricos.
Para validar o transporte escolhido, a startup utiliza inteligência artificial para analisar informações do dispositivo do usuário, como velocidade e duração do trajeto, combinadas com fontes externas de dados, garantindo a veracidade das informações.
Os funcionários são recompensados com valores que variam entre 10 e 14 centavos por quilômetro percorrido, dependendo do modal utilizado. Nas parcerias estabelecidas com empresas, quem arca com os custos é a própria empregadora.
Com o dinheiro acumulado, os funcionários têm a liberdade de escolher suas recompensas, que incluem cupons de desconto para serviços como iFood ou até mesmo cashback. Com uma média de 1.000 quilômetros percorridos por mês, os funcionários podem receber uma recompensa média de 140 reais, equivalente a 10% de um salário mínimo.
A Ecomilhas já conta com aproximadamente 70.000 usuários e clientes de destaque, como iFood, Stelantis, Volkswagen, Fleury e Saint Gobain. A empresa fatura mensalmente cerca de 100.000 reais, mas com expectativas de atingir um faturamento anual de 5 milhões de reais.