Para abordar um ambiente operacional espacial em rápida mudança e garantir sua preservação para as gerações futuras, a NASA lançou a primeira parte de sua Estratégia Integrada de Sustentabilidade Espacial, avançando o papel da agência como líder global nessa questão crucial.
Por décadas, a NASA tem sido uma líder pró-ativa em operações espaciais responsáveis e sustentáveis. Entidades em toda a agência desenvolvem melhores práticas, ferramentas analíticas e tecnologias amplamente adotadas por operadores ao redor do mundo. A nova estratégia busca integrar esses esforços por meio de uma abordagem de agência completa – permitindo que a NASA concentre seus recursos nos problemas mais urgentes. Para facilitar essa integração, a agência nomeará um novo diretor de sustentabilidade espacial para coordenar as atividades envolvidas.
Aspectos-chave da abordagem incluem fornecer liderança global em sustentabilidade espacial, apoiar o acesso equitativo ao espaço e garantir que as missões e operações da NASA melhorem a sustentabilidade espacial.
Os ambientes espaciais estão atualmente testemunhando o rápido surgimento de capacidades comerciais, muitas delas apoiadas pela NASA. Essas capacidades incluem aumento da atividade de satélites em órbita terrestre baixa e planos para o uso de constelações de satélites, espaçonaves autônomas e destinos espaciais comerciais.
A abordagem para a sustentabilidade espacial reconhece quatro domínios operacionais: Terra, órbita terrestre, a área orbital próxima e ao redor da Lua conhecida como espaço cislunar e o espaço profundo, incluindo outros corpos celestes. O primeiro volume da estratégia concentra-se na sustentabilidade em órbita terrestre. A NASA planeja produzir volumes adicionais concentrando-se nos outros domínios.