A Universidade de Brasília (UnB) se destaca como um modelo em sustentabilidade energética, com ações que garantem a economia de energia e consequente impacto positivo no meio ambiente. Essa trajetória de sucesso foi reforçada com o lançamento do novo Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) para o período de 2023 a 2027, que visa consolidar a instituição como referência em práticas sustentáveis.
Os esforços da UnB nessa área resultaram em reconhecimento internacional. A instituição foi classificada como a terceira universidade federal mais sustentável do país, de acordo com o QS World University Rankings: Sustentabilidade 2024, divulgado em 2023, que avalia as universidades com base nas ações tomadas para enfrentar os desafios globais.
O sucesso em sustentabilidade energética se deve em grande parte ao Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) anterior, implementado entre 2018 e 2022. Esse plano estabeleceu metas ambiciosas para a redução do consumo de energia elétrica, com ações em diversas frentes, como a substituição de lâmpadas e motores, além da instalação de usinas fotovoltaicas.
Os resultados do PLS anterior foram expressivos: a UnB reduziu seu consumo de energia elétrica em 32%, passando de 25 milhões de kWh/ano em 2018 para 17 milhões de kWh/ano em 2023. Essa economia gerou um impacto positivo significativo no meio ambiente, evitando a emissão de gases poluentes e contribuindo para o combate às mudanças climáticas.
A UnB investe constantemente na geração de energia limpa através de usinas fotovoltaicas. Em dezembro de 2023, a instituição inaugurou sua 16ª usina solar, na Unidade de Laboratório de Ensino de Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde (Uleg/FS). Essa usina, juntamente com as outras já instaladas, contribui para a autossuficiência energética da Universidade e evita a emissão de toneladas de CO² na atmosfera.