O Turismo da ONU está trabalhando com o Governo da Croácia e a Universidade de Zagreb para estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento focado em turismo sustentável.
Atualmente, a Croácia integra o Comitê de Turismo e Sustentabilidade da ONU, tendo presidido entre 2019 e 2023. Juntamente com o histórico do governo na promoção de práticas turísticas responsáveis e sustentáveis, essa liderança clara e apoio aos valores centrais do Turismo da ONU a tornam o local ideal para sediar uma plataforma colaborativa para catalisar mudanças positivas no setor.
A Croácia lidera no crescimento do turismo de maneira sustentável. O centro de referência envolverá partes interessadas dos setores público e privado, academia e sociedade civil para abordar alguns dos desafios mais críticos enfrentados pelo turismo, incluirá iniciativas para minimizar a geração de resíduos e o uso de plástico, mitigando assim a pegada ambiental das atividades turísticas.
– Promovendo a adoção de fontes de energia renovável com a adoção de práticas energéticas eficientes, o centro visa reduzir as emissões de carbono das operações turísticas.
– Reconhecendo a necessidade urgente de abordar os riscos relacionados ao clima, o centro apoiará estratégias de adaptação para aumentar a resiliência dos destinos turísticos e das comunidades.
– O centro trabalhará para proteger o patrimônio cultural e os meios de subsistência das comunidades locais, promovendo práticas turísticas responsáveis e distribuição equitativa de benefícios.
– O centro servirá como um hub para pesquisa de ponta e troca de conhecimento, fornecendo insights oportunos e melhores práticas para o desenvolvimento sustentável do turismo.
Em Zagreb, a Ministra do Turismo e Esportes da Croácia, Nikolina Brnjac, e o Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, assinaram um Memorando de Entendimento para criar a instituição de pesquisa de ponta.