Apenas dois meses após lançar sua iniciativa formal para tornar a TV não roteirizada mais sustentável, a organização de eco-entretenimento Reality of Change e a ONG ambiental Rare reuniram 30 estúdios e empresas de produção para trabalhar em um comitê consultivo para abordar a crise climática na indústria.
Reunindo-se pela primeira vez no final de maio, o comitê se reunirá ao longo de 2024 com o objetivo de ajudar a estabelecer um plano de ação para os produtores de TV não roteirizada, com metas alcançáveis e resultados tangíveis em relação à sustentabilidade tanto na frente quanto atrás das câmeras.
Liderado pelo fundador da Reality of Change, Cyle Zezo, e pelo diretor sênior do Rare Entertainment Lab, Ellis Watamanuk, o comitê representa uma série de produtores importantes de conteúdo não roteirizado de estúdios como MGM Alternative e The Intellectual Property Corporation da Sony Pictures Television, além de independentes de sucesso, como Scout Productions, Alfred Street Industries de Dan Cutforth e Jane Lipsitz, e Blind Nil de Chip e Joanna Gaines.
“Coletivamente, este comitê consultivo tem décadas e décadas de experiência e um histórico de produção de alguns dos conteúdos não roteirizados mais assistidos e amados,” diz Watamanuk. “Não consigo pensar em parceiros melhores para construir um caminho para a indústria do que os produtores no campo, que vivem e respiram esse trabalho. O engajamento ativo e a participação que este grupo consultivo está trazendo para esta causa vital já está estabelecendo uma base forte e um roteiro claro no qual um progresso real e tangível pode acontecer.”
O objetivo da força-tarefa é focar no que a indústria pode fazer no curto prazo, bem como identificar quais dados e recursos podem apoiar os esforços ambientais no setor não roteirizado a longo prazo. Um relatório será emitido ao final do processo.