A ministra Esther Dweck liderou uma missão oficial do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) à Noruega e Dinamarca focada na modernização do Estado brasileiro, inclusão digital e fortalecimento de políticas públicas ligadas à sustentabilidade e inovação tecnológica. Na Noruega, o destaque foi a cooperação para modernizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que será transformado em uma infraestrutura pública digital até a COP-30, facilitando o monitoramento ambiental e apoiando a produção sustentável.

Em encontros com autoridades norueguesas, a ministra reforçou a parceria estratégica para combater mudanças climáticas e avançar na regularização fundiária, destacando o papel do CAR como ferramenta aberta e acessível. O diálogo envolveu órgãos ambientais, ministérios de agricultura, governo local e digitalização, focando na criação de Infraestruturas Públicas Digitais (DPIs). O MGI também ressaltou os diferenciais do Brasil na nova economia verde, como fontes renováveis e biodiversidade.
Na Dinamarca, a agenda priorizou governo digital, com ênfase em inteligência artificial (IA) e serviços públicos centrados no cidadão. A ministra discutiu com a deputada Lisbeth Bech-Nielsen os desafios regulatórios da IA, segurança jurídica e inovação, além de apresentar a Caixa Postal GOV.BR, ferramenta inspirada no modelo dinamarquês para comunicação segura entre governo e cidadãos. A visita possibilitou entender o ecossistema de transformação digital dinamarquês, baseado em parcerias público-privadas e inovação para melhorar serviços públicos.

A comitiva brasileira conheceu iniciativas avançadas como o uso de IA para aprimoramento de imagens de satélite aplicadas ao combate ao desmatamento e gestão territorial, além de trocar experiências sobre infraestrutura nacional de dados fundiários e ambientais.