Um novo estudo da Universidade Estadual de Ohio revelou que os benefícios financeiros, como a economia nas contas de serviços públicos e a proteção contra aumentos nas tarifas de eletricidade, são os principais motivadores para que adultos norte-americanos considerem a adoção de painéis solares em telhados ou a assinatura de energia solar comunitária. Os pesquisadores destacam que campanhas de marketing devem focar mais nesses benefícios práticos para impulsionar a adoção.

A pesquisa também identificou que grande parte dos participantes desconhece o que é energia solar comunitária, o que representa uma barreira para sua expansão. Apesar de a energia solar comunitária exigir menos investimentos e não depender da instalação física de painéis, a disposição para aderi-la foi menor do que para a energia solar tradicional.
O estudo baseou-se numa teoria de comportamento do consumidor que considera três fatores principais na adoção de inovações sustentáveis: benefícios práticos, atributos simbólicos (como demonstrar consciência social) e preocupações ambientais. Embora todos influenciem positivamente a disposição para adotar a energia solar, os fatores práticos foram os mais determinantes.
Os autores ressaltam que é essencial aumentar a conscientização pública sobre a energia solar comunitária, já que a falta de informação limita o acesso a essa fonte renovável. Devido à complexidade dos comportamentos humanos, esse chamado por conscientização é raro, mas, neste caso, se faz necessário para superar as barreiras iniciais.

Embora o estudo tenha se concentrado apenas na disposição de adotar soluções solares e não na adoção efetiva, ele aponta caminhos para políticas públicas e estratégias de mercado mais eficazes. Projetos futuros vão investigar o comportamento de clientes que já utilizam energia solar para entender o que os mantém engajados.