A multinacional francesa Schneider Electric foi reconhecida pela segunda vez como a empresa mais sustentável do mundo, além de também aparecer no ranking da TIME como destaque em crescimento sustentável. O reconhecimento considera critérios como crescimento de receita, estabilidade financeira e impacto ambiental. A análise demonstrou que receitas sustentáveis estão crescendo duas vezes mais rápido do que outros tipos de receita nas maiores empresas do mundo, somando mais de US$ 5 trilhões por ano.

O sucesso da Schneider se deve a seis compromissos de longo prazo: clima, recursos, confiança, igualdade, gerações e atuação local. A empresa descentralizou sua sede global para diferentes regiões, permitindo decisões mais adaptadas aos contextos locais. A diretora de sustentabilidade, Esther Finidori, destacou a importância de paixão e visão estratégica para alcançar a liderança em sustentabilidade, enfatizando metas como a neutralidade de carbono e a proteção da biodiversidade.
O plano climático da empresa é ambicioso: atingir emissão líquida zero até 2050, com uma redução de 25% em toda a cadeia de valor até 2030. Para isso, adota estratégias como tarifas verdes, certificados renováveis, acordos de compra de energia e geração própria. Também busca evitar perdas líquidas de biodiversidade até 2030, com ações voltadas à conservação e restauração ambiental.

A Schneider reforça o compromisso com a confiança por meio de uma política de tolerância zero à corrupção e incentiva a integridade nos negócios. Em termos de igualdade, mantém sete mulheres em seu Comitê Executivo e promove políticas que combatem preconceitos e desigualdades salariais.
No campo social, a empresa realiza eventos de carreira em 100 países, promove capacitação digital para 90% dos colaboradores e utiliza inteligência artificial para alinhar talentos internos com oportunidades.