A organização, ligada à ONU, revelou uma série de novas iniciativas para fortalecer a saúde animal e a sustentabilidade do setor pecuário, após a realização de sua segunda Conferência Global sobre Transformação Sustentável da Pecuária. O evento de três dias, realizado na sede da FAO em Roma, reuniu seus membros, formuladores de políticas, agricultores, líderes do setor privado, associações, ONGs, pesquisadores e agências de desenvolvimento para compartilhar experiências e soluções práticas que impulsionem a transformação sustentável da pecuária.

Durante a conferência, houve discussões em plenário, painéis de especialistas, sessões de apresentação e fóruns temáticos focados em mitigação das mudanças climáticas, sistemas de pecuária de baixa emissão, saúde e bem-estar animal, alimentação e reprodução sustentáveis, segurança alimentar e inovação. O Diretor-Geral, Qu Dongyu, agradeceu aos participantes e anunciou compromissos que a organização implementará como resultado do encontro.
Entre as iniciativas estão o lançamento de dois novos hubs globais: o One Health Knowledge and Intelligence Hub e o Sustainable Livestock Transformation Innovation Hub. Também será criado o Global Challenge Programme for Transboundary Animal Diseases, uma nova abordagem para proteger a saúde animal, apoiar a produção pecuária e preservar os meios de subsistência em todo o mundo.

Os resultados da conferência destacaram exemplos de inovação, colaboração e liderança, mostrando como sistemas pecuários bem conduzidos podem promover os “Quatro Benefícios”: melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás. Ministros e representantes de alto nível compartilharam metas nacionais, enquanto agricultores, líderes do setor privado e grupos de consumidores discutiram soluções para desafios relacionados à produtividade, acesso a mercados e financiamento.