A Embraer anunciou sua adesão ao Sustainable Flight Fund SM (Fundo de Voo Sustentável)da United Airlines Ventures (UAV). O fundo, criado em fevereiro de 2023, conta com 22 parceiros corporativos, incluindo a United, e tem o objetivo de investir US$ 200 milhões em startups inovadoras focadas em aumentar o fornecimento de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF).
Essa iniciativa foi criada pela UAV em parceria com diversos parceiros corporativos. Seu principal objetivo é investir em startups e projetos inovadores que estejam focados em aumentar a disponibilidade e o fornecimento de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF, em inglês).
Esses combustíveis são uma alternativa aos combustíveis convencionais utilizados na aviação, feitos a partir de fontes renováveis e com menor impacto ambiental. O fundo destina recursos financeiros, no caso US$ 200 milhões, para impulsionar o desenvolvimento e a produção desses SAFs em larga escala.
“A Embraer tem orgulho de se juntar ao United Airlines Ventures Sustainable Flight Fund, alinhando-se ao nosso compromisso de desenvolver soluções inovadoras para atender à crescente necessidade de transição para energia limpa na aviação”, afirmou Leonardo Garnica, chefe de inovação corporativa da Embraer.
O aumento da disponibilidade de SAF é crucial para a sustentabilidade da aviação, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa em até 80% em comparação com combustíveis convencionais. A Embraer tem como meta atingir operações neutras em carbono até 2040.
“O compromisso da Embraer com a sustentabilidade é parte integrante de sua estratégia de negócios. A empresa realizou testes de voo bem-sucedidos com SAF 100% puro e continua a explorar maneiras de reduzir seu impacto ambiental por meio de parcerias estratégicas, inovação e pesquisa em sistemas de propulsão alternativos com emissão zero”, destaca a companhia.