Esta iniciativa, desenvolvida pela Humana Brasil, tem como objetivo promover a economia circular e a sustentabilidade através do reaproveitamento de roupas e calçados. Localizada em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia, o Centro de Triagem do projeto é um exemplo vivo dessa iniciativa, onde roupas antigas são transformadas em novas e calçados são reutilizados de maneiras inovadoras.
Estudos apontam que as indústrias têxteis e de calçados são responsáveis por uma parcela significativa das emissões de gases do efeito estufa, estimadas em 8% mundialmente.
O processo de reutilização de calçados inicia-se com a coleta e separação dos materiais doados nos contêineres espalhados pelos bairros de Salvador. Posteriormente, os pares são reunidos e inspecionados quanto à qualidade. Em seguida, os calçados passam por uma limpeza e, se necessário, por reparos utilizando métodos que não envolvem produtos químicos.
Silvonei Santos, gerente de Produção e Operação do Centro de Triagem, ressalta que a iniciativa não apenas promove impactos ambientais positivos, mas também gera recursos para projetos sociais que transformam vidas.
Mensalmente, o Centro de Triagem do Repense Reuse coleta entre 1.000 e 2.000 quilos de calçados, os quais podem ser revendidos ou utilizados em parcerias com brechós. Além da coleta de calçados, a iniciativa recebe doações de roupas usadas. Com 140 contêineres espalhados por diversos bairros de Salvador e região metropolitana, incentiva a comunidade a contribuir para uma causa sustentável e socialmente responsável.
As doações podem ser feitas nos bairros Imbuí, Amaralina, Jardim Armação, Águas Claras, Pituba, entre outros, além de pontos na região metropolitana, como Vilas do Atlântico, Praia do Forte, e Camaçari.