Foram anunciados os vencedores do 2024 Sustainability Award, um dos principais prêmios de sustentabilidade do mundo realizado pela Specialty Coffee Association (SCA) no final de março de 2024. O Brasil se destacou com dois membros da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) na categoria “For-profit”.
A Cooperativa Sancoffee foi reconhecida como a grande vencedora, enquanto a Fazenda Três Meninas ficou entre os seis finalistas, sendo a única propriedade individual a integrar a lista.
Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, destacou que os associados da associação priorizam a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva do café.
De acordo com a SCA, os premiados não apenas enfrentaram os desafios da indústria de cafés especiais, mas também colaboraram entre geografias, culturas e funções na cadeia produtiva, compartilhando lições aprendidas em benefício do setor cafeeiro.
A Sancoffee, localizada em Campo das Vertentes (MG), é uma cooperativa de café especial independente certificada como B-Corp, que se destaca pelo forte foco em relacionamentos diretos e iniciativas ESG (ambientais, sociais e de governança).
A Fazenda Três Meninas, em Monte Carmelo (MG), é tocada pela quarta geração da família, com um enfoque especial na inovação na produção de café, parcerias com universidades e institutos de pesquisa, e práticas agronômicas sustentáveis.
Além do reconhecimento pelo prêmio, as duas fazendas têm demonstrado um compromisso contínuo com a sustentabilidade. A Sancoffee administra um Fundo de Sustentabilidade que financia projetos sociais e ambientais em sua comunidade, enquanto a Três Meninas implementa práticas agronômicas inovadoras, como a implantação de meliponários, demonstrando seu compromisso com a preservação da biodiversidade.