A ferramenta STAR de Turismo da ONU está transformando o turismo rural ao oferecer às autoridades locais um sistema digital de autoavaliação projetado para melhorar a sustentabilidade e o desenvolvimento. É uma inovação que ajuda as autoridades locais em áreas rurais a avaliar e avançar o desenvolvimento de seu turismo. Com recomendações personalizadas e dados de benchmarking, apoia políticas de turismo sustentável e inclusivo.
Aberta a todos os destinos rurais nos Estados Membros do Turismo da ONU, a STAR convida as autoridades locais a avaliarem seu progresso turístico. A ferramenta oferece um guia detalhado de recomendações para implementar um modelo de turismo sustentável, inclusivo e inteligente. As principais características da STAR incluem:
– Autoavaliação: Os destinos rurais podem autoavaliar suas políticas e iniciativas utilizando indicadores em cinco áreas: Governança do Turismo; Sustentabilidade Econômica, Social e Cultural; Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento do Turismo; e Infraestrutura.
– Recomendações Personalizadas: A ferramenta fornece orientações personalizadas alinhadas aos padrões do Turismo da ONU, considerando as características únicas dos destinos rurais.
– Benchmarking de Excelência: A STAR facilita a avaliação de políticas e práticas, permitindo que os destinos comparem seu desempenho com outros.
– Dados e Insights: A STAR oferece dados e análises extensos, destacando pontos fortes e fracos nas políticas e estratégias de turismo locais. Essas informações ajudam as autoridades locais, regionais e nacionais a melhorar o desenvolvimento do turismo em áreas rurais.
Parte do programa Turismo para o Desenvolvimento Rural da ONU, a STAR vê o turismo como um catalisador para o desenvolvimento rural e bem-estar. A ferramenta valoriza vilarejos rurais, paisagens, sistemas de conhecimento e diversidade cultural.