O meliponário do Ciep 441 – Mané Garrincha, em Magé, no Rio de Janeiro, representa uma iniciativa educativa e ambiental inovadora. O projeto promove o manejo de abelhas nativas sem ferrão, como a Jataí, para ensinar aos alunos a importância da preservação ambiental e do equilíbrio dos ecossistemas. A atividade busca aproximar os estudantes da natureza, incentivando práticas sustentáveis e contribuindo para a recuperação ambiental da região, enquanto promove uma nova visão sobre os desafios ambientais.
Os alunos são os principais responsáveis pelo manejo das abelhas sem ferrão, aprendendo na prática sobre sua gestão sustentável. Utilizando garrafas PET como iscas, as abelhas capturadas são transferidas para colmeias, onde ocorre a produção de mel. Essa metodologia prática não só ensina sobre sustentabilidade, mas também incentiva a criatividade e o trabalho em equipe, e ainda sensibiliza os jovens sobre a reutilização de recursos.
O projeto tem impactado positivamente o desempenho escolar dos participantes. Muitos alunos melhoraram suas notas e demonstram maior comprometimento com as atividades escolares, uma transformação reforçada pela dedicação necessária para permanecer no programa. O impacto vai além da sala de aula. O meliponário tem contribuído para mudanças comportamentais nos estudantes, incentivando práticas de sustentabilidade e redução do desperdício.
O projeto também conta com apoio técnico de especialistas, como apicultores, que ajudam a estruturar as práticas de manejo. O mel produzido será usado inicialmente para degustações, com planos de ampliação para eventos escolares no futuro. Essa iniciativa reflete uma integração entre educação, sustentabilidade e inovação, com potencial para inspirar outras escolas a adotar práticas semelhantes.