A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), por meio da Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI), lançou, nesta segunda-feira (11 de agosto), a Consulta Pública de Tomada de Subsídios com foco na sustentabilidade do jornalismo ambiental.

Apesar dos avanços do Brasil no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa, a segurança de jornalistas que atuam na cobertura socioambiental continua sendo um desafio, conforme aponta o cenário atual. A consulta pública busca identificar os principais obstáculos enfrentados pelos profissionais de mídia que cobrem temas ambientais, além de propor políticas públicas que garantam a liberdade de expressão e a proteção desses comunicadores.
A consulta está dividida em quatro eixos principais: violência contra comunicadores ambientais, proteção e segurança no exercício do jornalismo, promoção e acesso à informação sobre a Amazônia e o meio ambiente, e os desafios específicos da cobertura da região amazônica. O questionário elaborado para essa consulta é resultado do trabalho da Mesa de Trabalho Conjunta, criada com base em medidas cautelares da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Antes do lançamento oficial, representantes da Secom/PR participaram de uma missão interinstitucional ao Vale do Javari, no Amazonas. Foi realizada uma reunião com comunicadores locais e organizações da sociedade civil, discutindo ações imediatas de proteção coletiva e promovendo o debate sobre o jornalismo, comunicação e desinformação na região.

A SPDIGI destaca que a sustentabilidade do jornalismo vai além da viabilidade econômica, sendo fundamental criar um ecossistema informativo livre, seguro, diverso e acessível. Isso envolve garantir condições dignas de trabalho para os jornalistas e proteção à integridade física e mental.