A Giving Tree Band é um grupo musical americano de folk/Americana formado pelos irmãos Todd e E. Fink em 2004.O primeiro trabalho lançado pela banda como álbum de estúdio completo foi Unified Folk Theory, lançado em 4 de dezembro de 2007 pela gravadora Crooked Creek Records.Este projeto duplo trouxe 33 músicas autorais e já demonstrava o compromisso ecológico da banda: os CDs foram fabricados pela Earthology Records, e os membros da banda se comprometeram a plantar dez árvores para cada mil cópias vendidas.

Desde o início, incorporou a sustentabilidade e o ativismo ambiental como parte central de sua identidade artística. Eles elaboraram uma “declaração de visão” que orienta não apenas o som, mas toda a prática ecológica da banda: desde o modo de viver juntos em uma casa compartilhada, minimizar resíduos, usar transporte mais limpo até a compensação de emissões com investimentos em energia eólica.
Em 2008, para gravar o álbum Great Possessions, estabeleceram um estúdio no Aldo Leopold Legacy Center, o 1º edifício certificado carbono-neutro com status LEED Platinum, usando 100 % de energia solar, acampando em parque estadual, e percorrendo mais de 800 km de bicicleta para ir e voltar do local de gravação.

Os membros se envolvem em festivais e eventos com iniciativas verdes: por exemplo, no 49º Philadelphia Folk Festival eles ajudaram a exigir que todos os fornecedores usassem utensílios compostáveis ou reciclados e reduziram as correspondências impressas do festival em um terço. Também participam de painéis de sustentabilidade em festivais como o Floyd Fest, promovem workshops em escolas e universidades sobre vida ecológica e música, e recorrem ao uso de instrumentos construídos com madeiras reaproveitadas ou naturalmente caídas, embalagens com papel reciclado e tintas vegetais, e compensações de carbono para energia doméstica e web.




















